quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Curso: A Psicologia no Contexto Hospitalar

II CURSO:  A Psicologia no Contexto Hospitalar

Proposta: Curso teórico-prático que visa contemplar as especificidades da atuação do psicólogo no contexto hospitalar, debruçando-se sobre situações clínicas que ocorrem no cotidiano do hospital.
   
Público: Estudantes de Psicologia, Psicólogos e Profissionais da área de saúde.

Período: Agosto a Dezembro de 2010 – Início 21/08/2010 (Aula Inaugural)
Carga Horária: 72hs
Investimento Mensal: R$ 130,00
Turma: Sábado (quinzenal) – 08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30h.
Local: Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos - HUPES (Hospital das Clínicas)


AULA INAUGURAL (21.08) - CORPO: RASCUNHO DA CIÊNCIA
PROF.ª. DRª. PSIC. BELLKISS WILMA ROMANO (USP)
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP; Professora Livre Docente em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP. Especialista em Psicologia Clinica e Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Diretora-fundadora do Departamento de Psicologia Aplicada a Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo- SOCESP. Diretora-fundadora do Comitê de Psicologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia- SBCP. Residente-fundadora da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar- SBPH. Diretora do Serviço de Psicologia do Instituto do Coração HCFMUSP desde 1974.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Karine (9938- 8226) e Ana Paula (91975656)
Email: psicologiaehospital@yahoo.com.br


TEMAS:

·    Psicologia no Contexto Hospitalar;
·    Cirurgia Bariátrica e Obesidade Mórbida com prática orientada;
·    Hospitalização Infantil;
·    Interconsulta Psicológica;
·    Psicossomática;
·    UTI Adulto: Viabilizando a subjetividade num contexto mecanizado;
·    UTI Neonatal: Psicologia, Prematuridade e Intervenção Precoce;
·    Transplantes: Hepático, Renal, Cardíaco, Pulmonar e Células Tronco hematopoiéticas;
·    O psicólogo na Hemodiálise: a cronicidade como ofício
·    Psicologia e Obstetrícia: Gestação de risco e Psicopatologias do Puerpério;
·    Psico-cardiologia: Emoção entope veia?
·    Alterações Psicopatológicas: Como diagnosticar?
·    Atuação da Psicologia na cirurgia de mudança de sexo (Intersexualidade);
·    Atualização da Relação Médico-Paciente;
·    Filosofia da Morte;
·    Depressão e Suicídio;
·    Neuropsicologia;
·    Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtorno Obsessivo-Compulsivo;
·    O Psicólogo na Emergência do Hospital Geral;
·    Psico-oncologia: câncer e subjetividade;
·    Abordagens Teóricas no Hospital Geral: Psicanálise, Gestalt, Psicologia Junguiana e Terapia Cognitivo-comportamental.


COORDENAÇÃO:

PSIC. MS. SHEYNA CRUZ VASCONCELLOS
Coord. do Serviço de Psicologia do Complexo HUPES; Preceptora e Vice-coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde - Hupes Coord. do Serviço de Psicologia do Núcleo de Obesidade (NTCO), Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (Ucsal), Especialista em Psicologia Hospitalar (Ruy Barbosa); Especialista em Teoria da Clínica Psicanalítica (UFBA), Especializanda em Avaliação Psicológica UNIP/SP, Pós-graduada em Transtornos Alimentares e Obesidade Mórbida (USP), Docente da Universidade Jorge Amado – Unijorge, Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH).


FACILITADORES:

ANA KARINA CANGUÇÚ CAMPINHO
Psicóloga, Mestre em Saúde Comunitária (ISC), Doutoranda pelo (ISC); Psicóloga do Serviço de Psicologia da UFBA; Coordenadora do Curso de Extensão em Intersexualidade;
ANA PAULA BRASILIANO
Psicóloga, Especialista em Psicologia Hospitalar – INCOR-SP; Especializanda em Avaliação Psicológica pela UNIP-SP e Psicóloga do Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO).
ELISA TEIXEIRA
Psicóloga, Mestre em Clínica do Corpo e Antropologia Psicanalítica pela Universidade de Paris VII, Psicóloga da UTI Neonatal da Maternidade Santamaría e de Interconsulta do Hospital Português.
FERNANDA NEDER
Psicóloga, Especialista em Teoria da Clínica Psicanalítica (UFBA), Coord. do Serviço de Psicologia do Hospital Português, Psicóloga da UTI – Geral.
INEZ GRAMACHO
Psicóloga, Especialista em Teoria da Clínica Psicanalítica (UFBA), Docente da UNIFACS, Psicóloga do HUPES.

JAQUELINE MAIA
Psicóloga, Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Cidade e do Hospital UNIMED, Especialista em Psicologia Hospitalar;
JOSÉ NEANDER ABREU
Psicólogo (UERJ), Mestre e Doutor em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (2007). Professor da Universidade Federal da Bahia e Especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia, Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde (HUPES-UFBA).
JUSSARA GUERRA
Psicóloga (UFBA), Psicóloga do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital das Clínicas (HUPES).
KARINE SEPÚLVEDA
Psicóloga, Especialista em Psicopatologia Clínica pela UCB-RJ, Especializanda em Avaliação Psicológica UNIP/SP, Psicóloga do Serviço de Obstetrícia da Maternidade Santamaría e de Interconsulta do Hospital Português.
LENE LIMA SANTOS
Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Psicóloga da Unidade de Psiquiatria do HUPES.
LUCIANO COSTA SANTOS
Filósofo, Professor Adjunto de Filosofia da UNEB e da Pós-graduação, Mestre pela UFRJ, Doutor pela PUC-RS e Estágio Doutoral no Institut Catholic de Paris- Université de Oitiers.
LUIZ AUGUSTO R. VASCONCELLOS
Médico(UFBA), Mestre pela Universidade Federal de São Paulo,  Especialista em Cirurgia Vascular, Medicina Legal e Terapia Intensiva, Membro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Diretor Técnico da Clínica São Marcos.
MARIA AUGUSTA BARRETO S. VIDAL
Psicóloga do Serviço de Nefrologia e do Programa de Transplante Renal do Hospital Português.
SHEYNA CRUZ VASCONCELLOS (Vide currículo acima)
SAMANTHA NUNES SANTOS
Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia. Psicóloga da UNIDADE CORONARIANA DO COMPLEXO-HUPES e do Ambulatório de TDAH e Neurociências do HUPES.
SORAYA CARVALHO
Psicóloga, Psicanalista e Membro do Campo Lacaniano, coordenadora do NEPS (Núcleo de Estudo e Prevenção ao Suicídio) e responsável pelo CIAVE (CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTI VENENO).
TÂNIA KRUSCHEWSKY DE MENEZES
Psicóloga, Especialista em Psicologia Hospitalar, Psicóloga responsável pelo Centro de Transplantes de Medula-Óssea – Hematologia – SESAB/ HEMOBA/ HUPES.
TAÍS BRASILEIRO GALLO
Psicóloga Gestalt-terapeuta, Especialista em Psicossomática, Psicóloga da Unidade de Infectologia do HUPES e docente da UNIBAHIA.
VICTOR LUIS NAVIO
Psicólogo, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFBA); Coordenador do Serviço de Psicologia do Hospital Geral do Estado (HGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou opinião.

Não estou mais permitindo comentários anônimos, pois fico sem poder entrar em contato com os leitores. Por favor, use OpenID ou usuário do Google.

Qualquer dúvida, entre em contato: pelosi.amanda@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
BARRA Grumft