quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Questões da terra - Debate online



Para apresentar o documento de referência do Crepop “Propostas de Atuação da Psicologia no Campo das Políticas Públicas Relativas à Questão da terra”, produzido por especialistas, será realizado pelo CFP, no dia 27 de fevereiro, a partir das 10 horas, o debate online “A questão da terra: os indignados e a contemporaneidade”.

A atuação da Psicologia em questões da terra vem ganhando espaço na atualidade. O movimento em defesa da Aldeia Maracanã (RJ), do povo Guarani-Kaiowá (MS) e a campanha lançada pelo Conselho Federal de Psicologia, em dezembro do ano passado, “Somos 1 Milhão pela Demarcação das terras Indígenas”, em prol de ações pela demarcação de terra e defesa dos povos indígenas no Brasil, são exemplos dessa inserção.

A presença de mega eventos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tem provocado diversas ações higienistas e demandado cada vez mais da nossa profissão, por isso, a necessidade de se propor diretrizes que orientem a ação das psicólogas (os) no tema.

As discussões do debate serão norteadas pelo novo documento de referência do Crepop, que entra em consulta pública também no dia 27 de fevereiro.

A mediação da conversa será realizada pela conselheira do CFP, Roseli Goffman, e vai contar com a presença dos especialistas que participaram na elaboração do documento, a psicóloga e professora da PUC-MG Fabiana Campos e o psicólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Jader Leite, já confirmados. O professor da Universidade de Brasília e relator do Direito Humano à Terra, ao Território e à Alimentação da Plataforma Dhesca Brasil, Sérgio Sauer, que escreveu a apresentação do documento, também estará presente.

A escolha de questões da terra como área de atuação profissional foi indicada pela categoria no VI Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

Psicóloga (o), participe, contribua com o documento, ajude a construir novas diretrizes de atuação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou opinião.

Não estou mais permitindo comentários anônimos, pois fico sem poder entrar em contato com os leitores. Por favor, use OpenID ou usuário do Google.

Qualquer dúvida, entre em contato: pelosi.amanda@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
BARRA Grumft